Manchas no granito: 6 passos para evitá-las

Como evitar manchas no granito
Como proteger seu granito e evitar manchas

Granitos e mármores são uma ótima opção para revestimento e decoração. Seja em ambiente interno ou externo, pisos, pias ou mesas, essas pedras sempre embelezam e dão um ar mais elegante a sua residência ou trabalho. Entretanto, água, óleo e outras substâncias podem ser absorvidas e causar manchas no granito e mármore, que são materiais porosos

Além da água e do óleo – principalmente em pias -, a mancha pode ser causada por chuva – em áreas externas -, além do café, do ketchup, gorduras, tintas, maquiagem, sabonete e outros. Para evitá-las, faz-se necessária uma boa impermeabilização.

Muitas pessoas acreditam que a aplicação de cera ou resina pode resolver esse problema. Além de não impermeabilizar, esse método pode acabar alterando a coloração natural de sua pedra e evidenciar ainda mais manchas, defeitos ou arranhões.

Nesse post, você vai aprender qual a maneira mais eficaz de impermeabilizar sua superfície e granito ou mármore, através da escolha de um impermeabilizante ideal. Você também vai aprender como fazer uma boa aplicação desse produto para garantir os resultados desejados.

Como escolher o impermeabilizante ideal contra manchas no granito?

O primeiro aspecto a ser levado em conta durante a escolha do seu impermeabilizante é o material ao qual ele vai ser aplicado. Existem impermeabilizantes mais genéricos, que podem ser aplicados à maioria das pedras decorativas e trazem bons resultados.

Também existem aqueles específicos, desenvolvidos especialmente para materiais como o Limestone ou a superfície de quartzo. O ponto aqui é escolher um impermeabilizante compatível com a porosidade e a absorção da sua superfície. Pedras com acabamento mais bruto, como o apicoado, levigado ou flameado são mais porosas que aquelas polidas.

Outro ponto é a impermeabilização necessária ao seu ambiente. Uma área externa precisa de proteção contra água, já uma cozinha exige proteção contra água e óleo. Existem impermeabilizantes que protegem a pedra até contra tinta.

Algumas marcas que oferecem grande variedade de impermeabilizantes de qualidade no mercado hoje são a Akemi Tecnokoll, a Bellinzoni e a Innovare.

O rendimento do impermeabilizante pode variar de acordo com sua composição e com a porosidade do material ao qual ele será aplicado. Um litro do Imperblock Wet Coat da Akemi Tecnokoll rende entre 30 e 40 m² por demão se aplicado sobre granito polido e entre 20 e 30 m² por demão se aplicado sobre granito flameado, acabamento que deixa o material mais poroso.

Como aplicar meu impermeabilizante?

Antes de começar a aplicar o impermeabilizante, garanta que sua superfície não estará exposta à chuva ou ao fluxo de pessoas durante a limpeza, aplicação e absorção. O ambiente deve estar livre.

1.      Limpeza

A superfície deve estar limpa, seca e livre de pó ou manchas oleosas. Para isso, deve-se fazer o uso de detergente neutro, não agressivo à superfície. Enxague bem, removendo os resíduos provenientes da limpeza.

2.      Secagem

Após a limpeza, deve-se esperar a secagem completa da superfície. Essa etapa é um passo importante para garantir a fixação do impermeabilizante. Não a subestime.

3.      Aplicação

Após a secagem, aplique uma camada farta de impermeabilizante de forma uniforme sobre toda a superfície. A aplicação pode ser feita com o auxílio de uma estopa, uma flanela, um pincel ou um rolo de espuma. Alguns impermeabilizantes devem ser diluídos. Procure seguir as instruções de uso do impermeabilizante adquirido.

4.      Absorção

Essa é uma das etapas mais importantes para a fixação do impermeabilizante. Se o ele for retirado antes de sua absorção completa pela pedra, a impermeabilização pode ser comprometida. O tempo pode variar entre 5 e 30 minutos de acordo com o seu impermeabilizante.

5.      Remoção do excesso

Após a absorção completa do impermeabilizante pela superfície, é hora de remover o excesso. Você pode usar uma flanela seca, uma esponja de aço inox, um escovão ou enceradeira.

6.      Reaplicação, se necessário

Pedras mais porosas, com acabamento bruto,  geralmente exigem uma segunda demão de impermeabilizante para proteger bem todos os poros. Após a remoção do excesso da primeira demão, aguarde entre 2 e 3 horas para reaplicar o produto. Remova também o excesso dessa aplicação.

Pronto. Sua superfície está protegida contra a infiltração de substâncias indesejadas e contra o aparecimento de manchas. O tempo de cura dos impermeabilizantes pode chegar a até 24 horas. Evite o uso ou o grande fluxo sobre a área nesse período.

Se esse post te ajudou, não deixe de curtir nossa página no Facebook e acompanhar mais dicas sobre como garantir uma boa manutenção dos seus mármores e granitos.